Gol coloca passageiros em fileira fantasma e vai pagar indenização

Diário de Pernambuco
17 de dezembro de 2013

Gol coloca passageiros em fileira fantasma e vai pagar indenização
TatiNasci

3r2unnamed

Que eu saiba, Roberto Carlos não tem qualquer relação com a companhia aérea Gol. Mas você sabia que algumas aeronaves da empresa não têm a fileira 13? Pior é descobrir isso só depois de entrar no avião. Foi o que aconteceu com o analista de TI Fabio Altomar e a esposa dele, Rachel, quando voltavam de Salvador para o Rio de Janeiro, depois de curtirem o carnaval na capital baiana.

sdf4wunnamedEm entrevista ao portal G1, Fábio contou que os assentos foram marcados na hora do check-in. O casal tinha percebido que estava em poltronas diferentes e perguntou se não havia assentos juntos disponíveis. “Fomos informados de que havia dois assentos juntos na fileira 13 e os aceitamos. Pensávamos que a empresa só disponibilizava bilhetes de fileiras que existem.” Parece que não é bem assim.

Dentro do avião, sem lugar para sentar, Fábio e Rachel foram orientados a ir para o fundo e esperar até que todos os passageiros e acomodassem para que eles se sentassem em assentos vagos. O problema é que não ficou nenhum assento disponível. “Ficamos numa situação bastante constrangedora e tivemos que descer. A gente ia fazer o quê, viajar de pé?”, disse Fábio ao portal.

Depois do vaxame, o casal ainda teve que brigar para que a bagagem fosse desembarcada do avião e conseguir outro voo para o Rio no mesmo dia. Por conta da confusão, Fábio e Rachel entraram na Justiça com o pedido de indenização por danos morais. Alguma dúvida do resultado? O 4º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro condenou a Gol a pagar uma indenização de R$ 10 mil.

Na audiência, a Gol não teria conseguido responder o motivo de não haver fileira 13 em algumas aeronaves ou porque foi permitido o embarque do casal. A empresa preferiu não comentar a decisão da Justiça. Mas em março ao comentar o caso de um outro passageiro que enfrentou o mesmo problema, a Gol enviou esta resposta ao portal Terra:

“Por questões de configurações das aeronaves, alguns aviões da companhia não têm a fileira 13. Neste caso, a companhia lamenta pelo desconforto, causado por um provável desencontro de informações.”

Eu mesma já passei por um problema parecido. A fileira até existia, mas a poltrona, não. Era ao lado da saída de emergência. Perguntei ao comissário, com toda a simpatia que Deus me deu, se era para eu ir sentada no chão ou em pé. Ele, com cara de surpresa, disse que eu poderia sentar na poltrona do lado, se ela não estivesse ocupada. Por sorte (da companhia), o voo não estava lotado.

* A dica do post foi de Augusto Freitas

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search