Aéreas brasileiras superam americanas em pontualidade

Panrotas
19/12/2013 14:30:00

Companhias brasileiras tiveram índice de pontualidade superior ao de empresas americana

Companhias brasileiras tiveram índice de pontualidade superior ao de empresas americana

De acordo com levantamento realizado pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o índice de pontualidade das companhias aéreas brasileiras chegou a 85% entre janeiro e outubro deste ano. O resultado coloca as empresas brasileiras à frente das aéreas dos Estados Unidos, que no mesmo período registraram índice de 79% de pontualidade. A pesquisa foi realizada com base nos registros da Anac e do DOT, Departamento de Transporte dos Estados Unidos.

O resultado revela melhora se comparado aos dados de 2012, quando o índice brasileiro ficou em 79% e o índice norte-americano, considerado um dos melhores do mundo segundo os padrões internacionais, foi de 82%. O índice de pontualidade pesquisado considerou a faixa de 15 minutos de tolerância.

Segundo a Abear, a melhora deste índice é resultado da otimização das operações, principalmente das realizadas em solo. “O mercado brasileiro triplicou o volume nos últimos dez anos. Realizamos hoje mais de 100 milhões de embarques por ano, mas com a mesma infraestrutura que tínhamos naquela época”, disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Entre os fatores que mais comprometem a pontualidade dos voos, as condições meteorológicas estão entre os principais influenciadores. Em 2012, 15% dos voos atrasados foram motivados por fatores climáticos, enquanto neste ano, o índice subiu para 21%.

Rafael Carreira

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search