Aéreas transportaram mais de 70 mi paxs até novembro

Mercado&Eventos
19/12 – 14:03

Por: Arthur Stabile

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, divulgou estabilidade registrada pelas companhias em novembro

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, divulgou estabilidade registrada pelas companhias em novembro


As companhias aéreas tiveram resultados estáveis durante o mês de novembro e apresentam cenário de evolução ao longo do ano. Sem os dados de dezembro, que costuma ter grandes movimentações, as companhias ligadas à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) transportaram 70.441.418 passageiros durante o ano.

Os números registrados em novembro foram divulgados nesta quinta-feira (19) pela Abear e, comparando a oferta de assentos com a demanda, o aproveitamento foi de 76% em rotas domésticas e 76,6% no para destinos internacionais. “As companhias tiveram um ano muito difícil e estão usando todos os recursos ao seu alcance para enfrentar as dificuldades geradas pela alta dos custos”, afirmou o presidente da associação, Eduardo Sanovicz.

Ao todo, 9,3 bilhões de ASKs (assentos por quilômetros oferecidos) foram computados durante novembro e revelou uma retração de 3,8% quando comparado à outubro. A queda também aconteceu na demanda de passageiros por quilômetros pagos (RPKs), com 2% a menos que o resultado anterior.

Apesar disso, a demanda apresentou elevação no mês. O cenário de outubro teve 77,92% de load fator (fator de aproveitamento), enquanto as operações durante novembro resultaram em aproveitamento de 79,38%. A Tam permanece na liderança do mercado, com 39,1%, seguido por Gol (36,6%), Azul/Trip (16,5%) e Avianca (7,8%).

Internacional – O resultado não foi positivo no mercado internacional, com queda de 3,9% na oferta e de 7,2% na demanda. Assim, o load fator registrado foi de 79,7%, uma queda de quase três pontos percentuais em relação à outubro. A explicação da Abear para a queda é o fato das companhias terem um dia a menos de operações em novembro.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search