Sindicatos temem caos aéreo na Copa

O Estado de S.Paulo
QUARTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2014


As empresas aéreas se reúnem hoje em Brasília com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para discutir as estratégias para a operação da nova malha aérea específica para a Copa. Após ter mais de 1.970 novos voos aprovados, as empresas agora definem as mudanças na malha para abarcar os novos trechos e horários, além de estudar ajustes na equipe para evitar um caos na operação.

Ontem, sindicatos de trabalhadores ligados à aviação demonstraram preocupação com a ampliação da malha aérea sem a discussão sobre a operação desses novos voos. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção de Voo (SNTPV), que representa os controladores civis de voo, considera que há risco de congestionamento no tráfego aéreo no período.

Segundo o presidente do sindicato, Jorge Botelho, qualquer atraso no pouso ou decolagem das aeronaves, em função de dificuldades técnicas das pistas, acarretará uma reação em cadeia nos aeroportos. “É uma malha interligada. A concentração de voos em determinados aeroportos pode gerar um congestionamento no sistema”, disse.

Outros trabalhadores questionaram a sobrecarga de trabalho no período. O Sindicato Nacional de Aeronautas (SNA), que representa pilotos e comissários, encaminhou ontem uma notificação às empresas buscando informações sobre o planejamento das escalas de operação. “Imaginamos que as empresas vão buscar otimizar o aproveitamento da mão de obra, suprimindo os horários em que ficamos em solo aguardando os voos, além de férias e cursos de reciclagem ”, afirma o diretor do SNA, Renam Monteiro.

A Anac informou que vai solicitar um reforço na equipe das empresas, mas que ainda não tem um planejamento previsto. A TAM já anunciou que irá contratar cerca de mil funcionários para reforçar o atendimento em call centers e nos aeroportos, além de adotar um “gerenciamento de escala especial” para o período. A Gol disse que ainda está estudando as alterações na equipe.

/ANTONIO PITA

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search