Ex-consultor é novo presidente da Azul

O Estado de S.Paulo
SEXTA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2014

Antonoaldo Neves, ex-sócio da McKinsey, assumirá cargo no lugar de David Neeleman, que permanece como CEO da companhia aérea
MARINA GAZZONI, FERNANDA
GUIMARÃES e LUCIANA COLLET

FABIO MOTTA/ESTADÃO–11/10/2012
14-01-24edsp001
Oferta pública. Companhia aguarda CVM para abrir capital

A companhia aérea Azul anunciou ontem o executivo Antonoaldo Neves, ex-sócio da consultoria McKinsey, como novo presidente da empresa. Desde2012, o empresário David Neeleman, fundador da Azul, acumulava os cargos de presidente e CEO (chief executive officer) da companhia. Neeleman permanecerá como CEO, focado em decisões mais estratégicas. O comando da Azul no dia a dia ficará a cargo de Neves a partir do dia 27.

Neeleman passou a acumular as duas funções em agosto de 2012 após a saída do antigo presidente da empresa, Pedro Janot, que deixou a companhia após sofrer um acidente.

O fundador da Azul divide seu tempo entre o Brasil e os Estados Unidos, o que fez a empresa sentir necessidade de separar novamente as funções.O novo presidente liderou a equipe de consultores da McKinsey que assessorou a Azul no processo de integração com a Trip – as empresas anunciaram fusão em maio de 2012.

“Antonoaldo já vivenciou um pouco da Azul e teve a oportunidade de entender cultura e modelo de negócios. Dessa forma, poderei dedicar ainda mais tempo a assuntos mais estratégicos”, disse Neeleman, em nota.

Neves assume a presidência da Azul aos 38 anos de idade e com experiência em consultoria e na execução de estudos no setor de aviação e infraestrutura. Ele fez parte da equipe da McKinsey que confeccionou um estudo sobre transporte aéreo no Brasil para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2010, com um diagnóstico do setor e recomendações para o seu desenvolvimento até 2030. Após o estudo, Neves foi nomeado conselheiro da Infraero entre 2011 e 2012.

Neves é engenheiro formado pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Negócios pela Universidade de Virgínia (EUA) e mestrado em Finanças Corporativas pela PUC-Rio. Foi engenheiro da Odebrecht, diretor administrativo da incorporadora Cyrela e consultor da McKinsey por dez anos.

Bolsa. O novo presidente da Azul terá de comandar a empresa em meio ao processo de abertura de capital. A companhia pediu registro de empresa aberta à Comissão de Valores Mobiliários( CVM) e aguarda o parecer do órgão regulador.

“É positivo do ponto de vista de governança corporativa ter um profissional neutro à frente da empresa. Hoje há dois acionistas de grupos diferentes”, disse ao Estado uma fonte do mercado financeiro. Os principais executivos da empresa atualmente são Neeleman e José Mário Caprioli, presidente da holding Azul S/A e fundador da Trip. Os dois são acionistas.

O parecer da CVM sobre a abertura de capital é esperado para os próximos dias, informaram fontes ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. No ano passado, a autarquia indeferiu o pedido. O ponto mais polêmico referia-se à emissão de ações “super preferenciais”. Procurada, a CVM informou que sua expectativa “é de que a apreciação do caso em reunião do Colegiado da CVM se inicie em breve”.

A oferta da Azul é estimada em R$ 1 bilhão. Nesta semana, Neeleman assinou o termo de adesão ao Comitê de Aquisição e Fusão (CAF), código de autorregulação que propõe “tratamento igualitário entre os titulares de ação de uma mesma classe e tratamento equitativo em relação aos detentores de outras espécies de ações”.

Neeleman disse que a adesão ao CAF é um dos passos para a abertura de capital da Azul. Mas, segundo ele, mesmo com o aval da CVM, a companhia só irá ao mercado neste ano se o cenário macroeconômico for favorável à realização da oferta.

14-01-24edsp002
QUEM É

ANTONOALDO NEVES
NOVO PRESIDENTE DA AZUL

* O executivo, de 38 anos, é engenheiro, formado pela USP, fez MBA na Universidade de Virgínia e mestrado em Finanças Corporativas na PUC. Foi conselheiro da Infraero, diretor administrativo da Cyrela e sócio da McKinsey

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search