Vídeo mostra aviões sacudidos pelo vento ao tentar pousar na Inglaterra

G1
18/03/2014 17h01

Internauta gravou aeronaves enfrentando vento cruzado em Birmingham.
Segundo piloto, em muitos casos o avião precisa arremeter.

Do G1, em São Paulo

54unnamed
Muitas vezes o piloto precisa abortar o pouso e
arremeter (Foto: Reprodução/Youtube/Flugsnug)

Um vídeo está fazendo sucesso na internet com uma coletânea de imagens assustadoras para quem costuma voar de avião. A filmagem, chamada de “Crosswind difficulties – winter 2013/14″(dificuldades com vento cruzado – inverno 2013/14), mostra aeronaves comerciais com dificuldades para pousar e decolar devido ao forte vento.

As imagens foram todas feitas no aeroporto de Birmingham, na Inglaterra. O autor, que falou com o G1 por e-mail, mas preferiu não divulgar o nome, contou que costuma ir ao local duas ou três vezes por semana e fica cerca de uma hora filmando os pousos e decolagens, independentemente do clima.

O internauta, que tem a aviação como um hobby, diz que as condições climáticas costumam mudar muito rapidamente na cidade britânica, especialmente neste inverno, que registrou um número recorde de tempestades por lá. “As condições meteorológicas estavam bem no limite do que é aceitável. Os pilotos sabem os limites de suas aeronaves e não vão tentar um pouso ou decolagem abaixo disso”, diz.

Para ele, esse tipo situação “mostra o que, de fato, significa voar”. “Também mostra como os pilotos têm que ser habilidosos e focados para reagir tão bem a mudanças na força e na direção do vento”, afirma.

Pouso é difícil, diz piloto
O piloto brasileiro George Araripe Sucupira, presidente da Associação dos Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA), concorda que é preciso ter habilidade para lidar com condições como essas. “É um pouso difícil de fazer. Às vezes o avião acaba não pousando e arremete”, diz.

Sucupira, que trabalhou como piloto por mais de 50 anos, diz que o problema não é a força do vento, mas a direção. “Normalmente o avião pousa alinhado com o vento, contra o vento, para ter sustentação. Às vezes você pega um vento cruzado e tem que ir corrigindo. O avião vem torto porque vem corrigindo o vento”, explica.

Segundo ele, ventos cruzados são comuns, mas não tão fortes como no vídeo. Em casos como esse, ao ser avisado pela estação meteorológica da situação do vento ao se aproximar do aeroporto, o piloto avalia se a aeronave tem condições de pousar nessas condições. “Quando há risco à segurança, o pouso é suspenso”, diz.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search