Ministro diz que defenderá subsídio de R$ 1 bi à aviação

Diário de Pernambuco
20/05/2014 17:45

AE

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, disse nesta terça-feira, 20, em São Paulo que sua expectativa é de que ao longo do segundo semestre o governo possa levar em frente os projetos de construção de um conjunto de cerca de 160 aeroportos para que, efetivamente, o Brasil possa ser integrado por intermédio da aviação regional.

“Não conseguimos fazer essa integração quando a ferrovia era o modal que impulsionava as mudanças econômicas e sociais e não vamos perder a oportunidade de fazer isso agora”, disse o ministro.

Ele se referiu ao plano do governo de criar um conjunto de 270 aeroportos regionais no Brasil. Na segunda-feira, em programa de rádio, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo já concluiu os estudos de viabilidade de 163 aeroportos desse planejamento e agora está na fase de elaboração dos projetos de engenharia. As licitações para as obras, segundo Dilma, devem começar em junho.

Moreira Franco disse ainda que o governo enviará ao Congresso uma proposta de subsídio da ordem de R$ 1 bilhão à aviação regional para que estas empresas possam manter preços de passagens competitivos com o modal rodoviário.

Franco disse que por muito tempo se demonizou o subsídio no Brasil, mas o recurso seria uma ferramenta de política econômica muito importante. “O que devemos demonizar é a falta de transparência dos subsídios. Por isso, estamos definindo uma política extremamente transparente”, explicou.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search