SNA – SNA na Reunião dos Sindicatos e Associações do Grupo LATAM

28 de maio de 2014

1234unnamed
SNA na Reunião dos Sindicatos e Associações do Grupo LATAM

O SNA, junto à ABRAPAC e ATT, esteve presente na VI Reunião de Sindicatos e Associações do Grupo LATAM SA. que ocorreu em Lima- Peru.

O encontro aconteceu entre os dias 19 e 22 de maio e teve como objetivo estreitar as relações entre os Sindicatos e Associações do Grupo LATAM, discutir a situação particular de cada uma das entidades, estabelecer os critérios comuns de trabalho e negociações coletivas, objetivando um constante aprimoramento nas condições laborais e de qualidade de vida dos tripulantes das empresas que formam o grupo.

Durante o encontro, o SPL – Sindicato de Pilotos LAN, apresentou um estudo comparativo mostrando as diferenças entre as legislações regulatórias nos países onde o grupo tem suas filiais. Na apresentação, foram expostos os tempos máximos de jornada de trabalho, de voo e períodos de descanso de cada país. O objetivo deste trabalho é propor uma “padronização” das normas de FTL- Flight Time Limitations e FDP- Flight Duty Periods entre as empresas do Grupo.

O primeiro dia do encontro foi dedicado a um Workshop entre a IFALPA, FESPLA, Sindicatos e Associações. Durante o dia, foram debatidos assuntos referentes às políticas regionais de céus abertos, livre matrícula de aeronaves, intercâmbio de licenças de pilotos, empresas aéreas transnacionais (LATAM, AVIANCA/TACA e COPA), inter alianças globais (concentração de mercado), FTL e FRMS.

Na mesma ocasião, foi oficialmente solicitado pela FESPLA- Federação Sindical dos Pilotos das Américas, que a IFALPA tome as medidas necessárias junto a ICAO e a CLAC para que sejam defendidas e preservadas as condições de trabalho e a Segurança de Voo na região. A FESPLA também solicitou à IFALPA que pleiteie junto à CLAC sua participação como membro do comitê regional.

Durante o encontro foram também apresentados trabalhos atuais sobre Gerenciamento da Fadiga Humana e as formas de seu reconhecimento e gerenciamento adequado, bem como palestras sobre Safety e Security no ambiente laboral.
Houve ainda uma ampla discussão sobre as políticas de utilização de jumpseats (cockpit) e crewseats por tripulantes e seus familiares diretos nas empresas do grupo LATAM com o intuito de permitir a utilização destes de maneira padronizada.

O próximo encontro será no mês de novembro, em São Paulo, para dar continuidade aos debates e estratégias.

A Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search