Privatização da TAP deve estar concluída até junho

Mercado&Eventos
18/05 – 14:48

Pedro Menezes

Em 2012, a primeira tentativa de privatização falhou. Agora vai?

Em 2012, a primeira tentativa de privatização falhou. Agora vai?

Na manhã desta segunda-feira (18/05), oficiais portugueses afirmam já estar analisando as três propostas de compra de 61% das ações da aérea Tap Air Portugal, no que seria a segunda tentativa do governo de privatizar a companhia. Tanto a Tap quanto o governo são esperados para comentar cada proposta até o fim de maio.

É neste período, também, que o governo deve anunciar um vencedor ou selecionar um ou mais licitantes para novas negociações. Os oficiais e funcionários da companhia, no entanto, se recusaram a nomear os possíveis compradores, afirmando que as ofertas são sempre confidenciais.

O M&E, na última sexta-feira, já tinha divulgado o interesse da Gol Linhas Aéreas e da Azul Linhas Aéreas na empresa portuguesa. Tanto é que ambas as companhias apresentaram uma proposta oficial pela fatia de 61% da Tap, assim como um outro potencial comprador, o empresário português Miguel Pais do Amaral, presidente do conselho de administração da Media Capital.

O Governo Português, por sua vez, espera concluir a venda da companhia portuguesa até o fim de junho, embora o acordo ainda necessite de aprovação dos reguladores, o que poderia levar alguns meses. Em 2012, a primeira tentativa de privatização falhou porque o único licitante não conseguira apresentar as garantias financeiras necessárias.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search