SNA – Aeronautas rejeitam proposta das empresas e elaboram contraproposta para CCT

7 de janeiro de 2016

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (7) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Campinas, a categoria dos aeronautas aprovou uma contraproposta a ser apresentada às empresas aéreas para a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da aviação regular para 2015/2016.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas entregará a nova pauta de reivindicações às empresas antes da próxima reunião, marcada para o dia 14, abrindo uma nova rodada de negociações. Também já está agendada uma audiência de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) para o dia 22.

Nesta quinta, a categoria rejeitou a proposta apresentada até o momento pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), que previa abonos de 7% e de 4% condicionados a duas variáveis:

1) 7% de reajuste a partir do trigésimo dia em que a taxa de câmbio médio do dólar para 2016 se mantiver em um patamar máximo de R$ 3,50, pagos a partir deste momento e até a  próxima data-base (1º de dezembro de 2016).

2) 4% a partir da aprovação e vigência de projeto de lei federal para a redução do ICMS, também valendo até a próxima data-base.

Como compensação, a proposta patronal trazia uma suposta garantia de manutenção dos empregos até que um dos abonos acima fosse concretizado —condição que o SNA considera subjetiva devido à possibilidade de demissões por “causas técnicas”.

Na contraproposta formulada nesta quinta pelos aeronautas, entre outras coisas, a pedida de reajuste salarial cai de 15% para 12% e o reajuste nos pisos salariais e diárias cai de 20% para 15%, como forma de sinalizar boa vontade nas negociações sem abrir mão de um mínimo de reposição frente à inflação.

A pauta também incluirá reivindicações em cláusulas sociais, como por exemplo garantia de níveis de emprego e melhorias em cláusulas como sobreaviso, compensação orgânica e passe livre.

O SNA alerta a categoria para que fique atenta e mobilizada. Manteremos todos informados sobre o desenrolar da renovação.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search