Pensando em levar o pet no voo? Saiba tudo

Não consegue desgrudar do seu bichinho de estimação? Nós te entendemos! Quem tem um pet sabe o quão difícil é ficar longe. Mas se a companhia aérea permite, por que não levar seu amigo para aproveitar também?

Foto: damedeeso - iStock

Leve seu melhor amigo na viagem também!

 

A ideia pode ser ótima, mas exige uma preparação para que tudo ocorra bem. Nos voos da GOL, é preciso primeiro entrar em contato pelo telefone 0300 101 2001, que está disponível de segunda a sexta, das 6h às 20h.

A ligação serve para fazer a reserva do seu bichinho, uma vez que existe um limite de animais por voo.

Documentação

Para voos nacionais, é obrigatório um atestado sanitário – válido por 10 dias depois da data de emissão – com a constatação da saúde do animal e a carteira de vacinação com a vacina antirrábica. Ela deve ser tomada pelos pets a partir dos três meses e só vale se for aplicada entre 30 dias e 1 ano.

Nos voos internacionais, o atestado sanitário necessita ser assinado por um médico veterinário e a carteira de vacinação também deve estar em dia (inclusive com a antirrábica).

Além disso, são solicitados ainda mais dois documentos: o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), ambos válidos por 60 dias, a partir da emissão.

Todos os documentos precisam ser originais e não são aceitos comprovantes de vacinação de campanha de rua, já que eles não contam com composição da vacina, carimbo e assinatura do veterinário.

Alguns lugares impõem regras específicas, dessa forma, é sempre bom dar uma checada extra para não correr o risco de ter alguma regra quebrada no trajeto.

Peso do animal

Cães e gatos podem viajar na cabine, desde que tenham, no máximo, 10 kg, incluindo a caixa de transporte. Pessoas com deficiência que precisem da ajuda de cães guias, por exemplo, podem viajar com os companheiros.

Se o peso ultrapassar este limite, os animais são transportados no compartimento de cargas do avião. Mas tenha em mente que as dimensões da caixa de transporte não podem passar de 86 cm de altura, 114 cm de largura e 142 cm de comprimento.

Se o animal não for um cão ou um gato ou se ele somar mais de 30 kg com a caixa de transporte, ele deve viajar pela Gollog, serviço de cargas da GOL.

De qualquer maneira, é essencial ler as regras e preencher o Formulário de Solicitação para Transporte de Animais, que fica disponível no site e no balcão de atendimento do aeroporto.

https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/transporte-de-animais-de-estimacao #NOVAGOL

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search