TAM diz que 50% de funcionários sujeitos a corte aderiram a PDV – Valor Econômico
SÃO PAULO – A TAM Linhas Aéreas informou que teve taxa superior a 50% a adesão ao plano de demissão voluntária (PDV) entre os 811 funcionários que estão listados no programa de corte anunciado pela companhia este mês.
Assim, aproximadamente 400 funcionários, entre pilotos, copilotos e comissários, serão desligados, além dos mais de 400 que aderiram ao PDV.
No último dia de julho, a TAM informou que negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para reduzir seu quadro de pilotos, copilotos e comissários, cerca de 3,2% dos 29,5 mil profissionais da empresa no país.
“O alto índice de adesões nos permitiu reduzir os desligamentos compulsórios. Acreditamos que isso foi possível graças à forma transparente como o processo foi conduzido, em respeito aos nossos funcionários e suas famílias. Negociamos sempre e, juntamente com os legítimos representantes de nossos tripulantes, buscamos alternativas para o ajuste”, disse por meio de nota o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna.
Com o ajuste, a TAM afirma que vai adaptar o quadro de comandantes, copilotos e comissários à realidade operacional em vigor na empresa — funcionários de outras áreas não foram afetados. Ainda segundo a direção, a companhia convive com alta significativa dos custos, o que a levou a reduzir a oferta, no acumulado de 2011 até agora, em 12% no mercado doméstico.
O PDV foi acordado entre a companhia e o sindicato dos aeronautas e aprovado em assembleia pelos tripulantes da TAM para a redução de 811 postos de trabalho.
Na sexta-feira (23), representantes da companhia, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do SNA fizeram uma reunião que ratificou a aplicação dos critérios do acordo coletivo no programa.
(João José Oliveira | Valor)
© 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/
Leia mais em: