Proteste entra com ação contra programas de milhas da Gol e da TAM

O Globo
Terça-feira 1.4.2014

Cliente do Multiplus agora fará parte da aliança Oneworld e terá pontuação em dobro em maio
ANDREA FREITAS
andrea.freitas@oglobo.com.br
RONALDO D’ERCOLE
ronaldod@sp.oglobo.com.br

-RIO E SÃO PAULO- A associação de consumidores Proteste informou ontem que ajuizou ações civis públicas contra os programas de milhagens Smiles, ligado à Gol, e Multiplus, da TAM, por causa dos prejuízos aos usuários devido a constantes alterações nas regras. A Proteste quer uma revisão dos contratos por falta clareza e informação aos usuários, desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor ao limitar o uso da milhagem ou pontos acumulados. Além disso, a entidade afirma que é uma prática das empresas aumentar o número de pontos ou milhas necessários para emissão de bilhetes aéreos sem comunicar previamente.

Na 2ª Vara Cível, a Proteste pediu uma liminar para barrar a cobrança pela Gol, a partir de hoje, de R$ 30 para quem fizer reserva on-line usando milhas.

A ação contra o Multiplus, na 40ª Vara Cível, pede para que o prazo de validade dos bilhetes da TAM passe a ser de um ano em vez de ser limitado entre três e seis meses. O Smiles informou não ter sido notificado sobre a ação civil pública, e que por isso não vai se manifestar. A TAM também disse que vai se manifestar “nos autos do processo, após o recebimento da notificação”.

Ontem, a mesma TAM deixou de fazer parte da Star Alliance e passou a integrar a Oneworld, rede formada por 13 companhias aéreas, entre elas LAN, Britsh Airways, American Airlines, Iberia e Japan Airlines. Com a adesão da TAM à Oneword, a companhia adiciona 45 novos destinos dos cinco continentes à sua malha de voos, inclusive Austrália e Rússia. A TAM também anunciou uma promoção: vai creditar pontos em dobro de seu programa de fidelidade aos clientes que voarem com as companhias parceiras do Oneworld ao longo do mês de maio e aos que voarem com TAM com cartão fidelidade das empresas do Oneworld. l

O QUE MUDA NO PROGRAMA DA TAM

Quem tem bilhete de companhia da Star Alliance já emitido com pontos da TAM poderá viajar?
A TAM diz que todos os voos “serão honrados, segundo a regulamentação aplicável a cada bilhete”. A diferença, esclarece a empresa, é que os passageiros não poderão mais usar benefícios da Star Alliance, como salas VIPs.

O passageiro que comprou há um ano bilhete TAM para voar um trecho pela TAP continuará voando TAP? E pontuará para o Fidelidade?
Sim, ele continua voando TAP, mas o trecho voado pela TAP não será mais convertido em pontos do TAM Fidelidade.

Os pontos acumulados até o dia 30 de março no TAM Fidelidade poderão ser usados agora para comprar passagem de qualquer empresa da Oneworld?
Sim, os pontos acumulados podem ser usados normalmente para a aquisição de bilhetes de empresas da nova aliança.

Voar com as empresas da Star Alliance com as quais a TAM mantém acordos também vai render milhas/pontos no TAM Fidelidade ?
Sim. Na hora do check-in, na Lufthansa, por exemplo, o passageiro escolhe se credita os pontos no programa da companhia alemã ou no TAM Fidelidade. Os pontos só não podem ser usados para mudar de categoria dentro dos programas de ambas as empresas.

Quem já tem pontos no programa da American Airlines, que integra a Oneworld, poderá juntá-los aos do TAM Fidelidade?
Não. Os programas não se misturam. Somente passagens dessas duas companhias compradas a partir de agora renderão pontos.

Problemas com pontuação de voos feitos por parceiras da Star Alliance até dia 30 continuam feitos via TAM, como antes?
A TAM diz que tudo o que foi feito até o dia 30 está valendo. E o crédito de milhas voadas pela Star Alliance será feito pelo TAM Fidelidade.

A TAM manterá acordos com aéreas da Star Alliance?
Sim. A TAM manterá acordos com 11 das 27 associadas da Star Alliance: Air Canada, Air China, ANA,Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlinas, South African Airways, Swiss e Turkish Airlines. Mas os pontos não servem para mudança de categoria.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search