Reforma quer mudar imagem de Cumbica

O Estado de S.Paulo
Terça-feira, 23 de Setembro de 2014


Obras começam em outubro nos Terminais 1 e 2 e devem durar 2 anos; custo é deR$ 200 milhőes
Mônica Reolom

EMBARQUE
Entre as principais mudanças está a centralizaçăo da área de embarque. Hoje, existem quatro
entradas diferentes para voos domésticos e internacionais. Banheiros e saguăo serăo reformados

infográfico/estadăo

FONTE: GRU AIRPORT

FONTE: GRU AIRPORT


A partir de outubro, os Terminais 1 e 2 do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, serăo reformados. As obras văo durar dois anos e o custo será de R$ 200 milhőes. Pelo local passam cerca de 70 mil pessoas por dia.

Após inaugurar o Terminal 3, em 11 de maio, a GRU Airport, que administra o aeroporto, quer levar a arquitetura ampla e iluminada dessa construçăo aos terminais que já existem. “Vamos tentar colocar no mesmo nível, mas é difícil porque a estrutura desses dois terminais tem 30 anos”, diz o presidente da GRU Airport, Antonio Miguel Marques.

O principal objetivo do projeto é melhorar a circulaçăo de pessoas. A concessionária afirma que aumentará em 16% a área útil dos terminais, mesmo que a área física seja ampliada em apenas 2%. “Vamos remover áreas administrativas e, assim, áreas pouco ou nada utilizadas passarăo a ser produtivas.”

Uma das maiores mudanças será a centralizaçăo da área de embarque. Hoje, há quatro entradas diferentes para pegar o aviăo. A partir do fim de 2015, passageiros de voos nacionais e internacionais entrarăo pelo mesmo local para passar pelo raio x. “Será mais fácil para o passageiro se orientar”, explica Marques. Com a nova configuraçăo, o Terminal 1 será inteiramente doméstico eo2, misto.A restituiçăo de bagagens, um dos principais gargalos do aeroporto, também terá área ampliada e as esteiras serăo trocadas.

Pior. O objetivo da reforma também é reverter a imagem negativa de Cumbica. Na última pesquisa de qualidade, divulgada pela Secretaria de Aviaçăo Civil em julho, ele aparece em último lugar entre os aeroportos brasileiros, com nota 3,09 de 5. A avaliaçăo ruim, segundo Marques, viria justamente dos usuários dos Terminais 1 e 2. “A percepçăo do passageiro deve melhorar com as modernizaçőes.”

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