Demanda por voo doméstico cresce 3,2% em setembro

Folha de Pernambuco
27/10/2014 11:05

No acumulado do ano, demanda doméstica sobe 5,4%; oferta tem queda de 0,14%
Estadão Conteúdo

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros cresceu 3,2% em setembro de 2014, na comparação com o mesmo período de 2013, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (27), pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que destaca que o setor completa 12 meses consecutivos de crescimento e atinge seu maior nível para o mês nos últimos dez anos. Já a oferta voltou a apresentar crescimento, de 1,7%, após sete meses consecutivos de variação negativa.

Com isso, a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras alcançou 78,6%, o que corresponde a um aumento de 1,2 ponto porcentual em setembro de 2014, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior. O nível atingido corresponde a um recorde para o mês de setembro nos últimos dez anos.

No acumulado do ano, a demanda doméstica, medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK) registra alta de 5,4%, mas a oferta, calculada em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), ainda tem queda, de 0,14%.

A Anac indicou que, entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Avianca destacou-se com a maior taxa de crescimento da demanda doméstica em setembro, quando comparada com o mesmo mês de 2013, da ordem de 26%. A agência também aponta crescimento expressivo da Azul, de 34,6% em setembro, mas quando são somadas com as operações da Trip, adquirida pela companhia, o crescimento registrado pela companhia foi de 5,6%.

A TAM segue na liderança do mercado doméstico, com 38,1% de participação, enquanto a GOL fica com 35%. Ja a Azul atingiu 17 1%, enquanto a Avianca passou a 9%.

A agência informou, ainda, que o número de passageiros pagos transportados em voos domésticos em setembro cresceu 4,5% e totalizou 7,8 milhões, o maior para o mês nos últimos 10 anos. No acumulado em nove meses, a quantidade de passageiros transportados tem crescimento de 6,8%, em relação ao mesmo período do ano anterior. A Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em setembro de 2014 com 2,86 milhões, seguida pela TAM, com 2,58 milhões, e pela Azul, com 1,67 milhões.

Mercado Internacional

No transporte aéreo internacional, a Anac também aponta recordes para o mês nos últimos dez anos. A demanda nas empresas aéreas brasileiras registrou crescimento pelo sétimo mês consecutivo, com aumento de 8,7% quando comparada com o mesmo mês de 2013. Já a oferta internacional cresceu 1,9%. Com isso, a taxa de ocupação das aeronaves em voos internacionais operados por empresas brasileiras atingiu 86,7% em setembro, ante 81,2% no mesmo mês de 2013.

O número de passageiros transportados em voos internacionais em setembro somou 541,2 mil, com aumento de 8,9% em relação a setembro de 2013. Segundo a Anac, trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada em setembro nos últimos dez anos. No período de janeiro a setembro, a quantidade de passageiros transportados cresceu 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search