SNA – SNA cobra Azul por cumprimento de norma em exames médicos

7 de novembro de 2014

O SNA enviou na última terça-feira um ofício à Azul Linhas Aéreas pedindo providências com relação à prática da empresa referente aos exames médicos periódicos dos funcionários, exigência do Ministério do Trabalho.

A Azul disponibilizou uma tabela de datas e horários em que equipes médicas estarão instaladas em suas bases operacionais prestando o atendimento para os exames.

Porém a CCT 2014 (Convenção Coletiva de Trabalho da Aviação Regular) determina que deve ser concedido um dia de dispensa para o aeronauta fazer os exames médicos periódicos obrigatórios, sem prejuízo da remuneração fixa.

O SNA solicita à Azul nova escala em que para cada trabalhador conste um dia reservado para os exames – sem que isso interfira no repouso entre jornadas ou na folga do aeronauta, além da garantia de remuneração.

O sindicato cobra as providências, sob pena de serem tomadas todas as medidas cabíveis, tudo em respeito às normas sobre o assunto.

Convenção Coletiva de Trabalho 2014 da Aviação Regular:

40 – DISPENSA PARA EXAMES MÉDICOS

É concedido 01 (um) dia de dispensa, para o aeronauta fazer os exames médicos periódicos obrigatórios e conforme determinação do órgão oficial competente, sem prejuízo da sua remuneração fixa.

Quando se fizer necessária a realização de exames complementares, mesmo que solicitados pela empresa, serão concedidos dias de dispensa médica. (g.n.)

Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search