Nova York a Londres em 90 minutos: Airbus registra patente de novo jato supersônico

O Globo
04/08/2015 20:25

Modelo de avião poderia ultrapassar quatro vezes a velocidade do som
POR O GLOBO COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Desenho do modelo de jato supersônico da Airbus incluído no documento de registro

Desenho do modelo de jato supersônico da Airbus incluído no documento de registro

RIO – Num futuro próximo, a experiência de cruzar o Oceano Atlântico pode ficar bem diferente — e rápida. Superrápida, na verdade. Se hoje uma viagem entre Nova York e Londres dura cerca de sete horas, a fabricante europeia de aeronaves Airbus quer encurtar este tempo. E pretende investir num avião capaz de fazer esse mesmo trajeto em apenas 90 minutos. A patente do novo jato supersônico já foi autorizada pelo Escritório de Patentes dos Estados Unidos.

A máquina permitiria viajar de São Francisco a Paris em apenas 3 horas. A nova patente da Airbus foi originalmente registrada em 2010, mas somente foi autorizada no mês passado. Segundo a rede CNN, o projeto envolve um jato classificado como “veículo aéreo ultrarrápido”, capaz de superar até quatro vezes a velocidade do som. O avião poderia carregar até 20 passageiros ou três toneladas de carga por distâncias de cerca de 8.850 quilômetros — Nova York e Londres estão a quase 5.600 quilômetros distantes uma da outra.

A patente tem duração de um ano e descreve um jato que poderia carregar “passageiros VIP e executivos, que precisam de jornadas transcontinentais dentro de um dia”. O registro explica que a aeronave reduziria o barulho do “estrondo supersônico” causado quando o jato quebra a barreira do som.

Segundo o jornal francês “Libération”, o modelo patentado possui três sistemas de propulsão distintos. Dois turbomotores são usados nas manobras terrestres e de decolagem. Um motor de foguete permite ao avião uma ascensão quase vertical. Quando a aeronave alcança determinada altitude (de cerca de 35 quilômetros, mais de três vezes a usada pelos voos comerciais atualmente), um terceiro sistema de propulsão permite ao avião se deslocar horizontalmente à velocidade supersônica.

UM NOVO CONCORDE?

Não é a primeira vez que se tenta encurtar o tempo da viagem. O histórico modelo Concorde — construído pela empresa precursora da Airbus, a Aérospatiale, com a British Aircraft Corporation entre 1965 e 1978 — voava de Nova York à capital da Inglaterra em 3 horas e meia antes de encerrar suas atividades comerciais, em 2003.

O documento apresentado no registro lembra que, além do Concorde, somente o modelo russo Tupolev Tu-144 é supersônico. O projeto da Airbus permite “melhorar o desempenho de ambas as aeronaves consideravelmente”, segundo a descrição da patente.

A expectativa é grande. No entanto, James Darcy, diretor de Comunicação Corporativa da companhia, ressaltou que o projeto ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento — e pode nunca ser executado de fato.

— O grupo Airbus e suas divisões registram centenas de patentes todo ano para proteger a propriedade intelectual — declarou Darcy. — Nem toda patente progride a ponto de se tornar uma tecnologia ou produto integralmente realizada.

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