Notícias Varig – 184 – "Reunião com o representante do Ministério Público da 1a Vara Empresarial para a criação do Comitê dos Credores" – CMT Alexandre Freyesleben

Depois de tanto tempo esperando pelos direitos dos credores trabalhistas e buscando uma solução que obedecesse rigorosamente a legislação em vigor, Lei de Recuperação Judicial e de Falência (LRF 11.101/2005), o Grupo AERUS Ativos 2015 chegou a conclusão de que a única maneira de resguardar os nossos direitos como credores trabalhistas seria a instalação do Comitê dos Credores. O objetivo do Comitê é participar e acompanhar mais de perto a Massa Falida da Viação Aérea Rio-grandense, exercendo ali o nosso direito fiscalizador, ajudar os trabalhadores na habilitação de seus créditos e receber ideias e propor Assembleia para a realização deste fim.

Em Julho de 2015, membros do Grupo Ativos 2015 procuraram o representante do Ministério Público da 1a Vara Empresarial e conseguiram agendar uma nova reunião para o dia 20/10/2015. Nesta nova reunião, foram convidados os Sindicatos, Associações de ex-funcionários da Varig e credores trabalhistas com o objetivo de demonstrar o interesse na criação do COMITÊ DE CREDORES, com a eleição de um representante dos credores trabalhistas neste Comitê.

A partir de Agosto de 2015, os membros do Grupo AERUS Ativos 2015 procuraram o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a APVAR, a ACVAR e a AMVAR fim de que concordassem com a realização de uma Assembleia da Massa Falida, para a eleição dos representantes do Comitê dos Credores.

Recentemente, no dia 20/10/2015, fomos recebidos pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Ilmo. Sr. Dr. Leonardo Araújo Marques na condição de mediador desse encontro com a presença dos representantes classistas. Como podem observar na Ata da reunião em anexo, os Sindicatos presentes requisitaram um adiamento, pois desejavam fazer uma Assembleia com os credores trabalhistas nos Sindicatos, para saber se havia interesse na realização de uma Assembleia para a criação do Comitê dos Credores. As Associações e os credores trabalhistas presentes expressaram que gostariam a criação do Comitê dos Credores desde logo.

A função do Ministério Público, como sabemos, é ser o “fiscal da lei”. Responsável por acompanhar e verificar se a legislação está sendo aplicada corretamente. O Juiz da Massa Falida, por outro lado,  é o responsável direto pelo processo no judiciário. O Ilmo. Dr. Promotor entendeu ser pertinente nossa solicitação e requisitará ao Juiz da 1a Vara Empresarial, responsável pela decisão, a convocação de Assembleia de Credores com aquele fim.

Sendo criado o Comitê, este estará representando TODOS os credores da Varig, inclusive os trabalhistas; podendo com isso questionar e participar mais ativamente dos assuntos referentes à Massa Falida. Lembramos  que, até o presente  momento (10 anos após a decretação da recuperação judicial), não tivemos a nomeação oficial de ninguém!

Todos se lembram que após a Lei de Recuperação judicial e Falência ser aplicada ao caso VARIG, os créditos trabalhistas a receber foram habilitados na Massa Falida.  Por determinação do Juiz da 1a Vara Empresarial do Rio de Janeiro, foi indicado um Administrador Judicial que tem suas obrigações mencionadas nos artigos 21 e 22 da Lei de Recuperação Judicial e Falência. Cabe ressaltar que o Administrador Judicial não atua como representante dos credores e hoje não há um órgão dos credores que o fiscalize, cabendo ao devedor ou a Massa Falida arcar com as despesas relativas à remuneração do Administrador Judicial.

O atual Administrador Judicial da Massa Falida Dr. Gustavo Licks esteve presente à reunião acima e informou a existência do site www.admjud.com. Este site disponibiliza todas as informações necessárias sobre o andamento do processo e as prestações de contas aos interessados.

Os representantes do Comitê de Credores formados por um TITULAR e dois SUPLENTES nada receberão financeiramente, pois são interessados nos créditos aos quais tem direito. E ainda respondem com os seus bens por possíveis danos causados. O Grupo AERUS Ativos 2015 indica como seu representante natural pelos credores trabalhistas um membro do grupo, o Cmte. Alexandre Freyesleben. Na nossa opinião,  ele possui profundo conhecimento no assunto, já tendo apresentado uma abaixo-assinado a esse respeito; possui qualificações para exercer essa função; reside no Rio de Janeiro; além de possuir na família: credores trabalhista e aposentado do AERUS.

Diante deste quadro para que não percamos mais tempo e possamos participar ativamente, será necessária a participação de TODOS. Devemos explorar esse caminho de suma importância: “a criação do Comitê de Credores!”.

Mais adiante, deveremos colher procurações específicas, ( para a votação e nada mais ) representando aqueles que não possam estar presentes na Assembleia, para a eleição dos representantes do Comitê dos Credores, em data a ser definida. Importante ressaltar, que o número de votos será  proporcional aos créditos que individualmente cada um tenha a receber. Assim, quem tiver mais créditos merecerá uma quota maior no poder da eleição do representante.

Colegas, vamos firmes no nosso objetivo comum de buscar um futuro melhor, resgatando o quanto antes os nossos direitos, oriundos de muita luta ao longo de décadas. Em breve, estaremos disponibilizando uma página fechada no facebook somente para os credores trabalhistas, onde poderemos trocar ideias e ajudar na coleta das procurações. ( mais uma vez, para a votação e nada mais ).

Vamos nos mobilizar! Os trabalhadores da VASP já estão recebendo e nós?

Abraços,
Grupo AERUS ATIVO 2015

 

 

varig-184

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search